Quantcast
Channel: Não Foi Acidente » Miriam Baltresca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 15

O legado de Bruna e Miriam Baltresca

$
0
0

Era noite de 17 de setembro de 2011, Bruna que dias antes havia pedido demissão de um emprego promissor para ir provavelmente a África em um trabalho humanitário, estava naquela noite em um Shopping com sua mãe. Na saída, ambas foram atropeladas. Miriam morreu na hora e Bruna a caminho do hospital. Os sonhos de Bruna e Miriam foram interrompidos, mas o seu legado estava começando ali: o Movimento Não Foi Acidente.

Diante da dor brutal e avassaladora, Rafael Baltresca resolveu abrir mão de sua privacidade e escancarar a sua dor. Nos dias seguintes estava na mídia escrita e televisiva. Conheceu pessoas como Dr. Mauricio Januzzi, advogado e Presidente da Comissão de Viação e Transporte da OAB-SP e que escreveu o projeto de lei do Movimento Não Foi Acidente. Conheceu Nilton Gurman que, perdeu um sobrinho Vitor Gurman atropelado e morto em julho do mesmo ano. Teve ao seu lado o tio Manuel Fernandes que desde a notícia da morte de mãe e irmã se tornou o companheiro das horas mais difíceis.

Rafael criou o Movimento Não Foi Acidente, o nome foi escolhido pelo publicitário Ava Gambel que havia perdido um amigo na violência viária dois meses antes e através de amigos em comum começou o trabalho nas mídias sociais em nome do Movimento Não Foi Acidente.

Na I Caminhada pela Vida em 15 de outubro, outras pessoas se juntaram a Rafael, como Maria Luiza Hausch que perdeu o filho Alex Hausch em 2009, vítima de um crime de trânsito. Maria Luiza é hoje da Equipe Não Foi Acidente.

No dia anterior a Caminhada de 2011, as assinaturas eletrônicas para a petição pública sobre a mudança na lei que envolve álcool e direção começaram a ser colhidas.

Além do Movimento “ Viva Vitão”, criado por familiares e amigos de Vitor Gurman morto em julho de 2011, juntou-se ao Movimento Não Foi Acidente, o “Movimento 20 de agosto – Homenagem a Luís e Eveline”. Lourdes Nunes e seus filhos criaram o “20 de Agosto”, ação que surgiu com a morte de seu filho e nora em 2001. Hoje Lourdes representa o Não Foi Acidente em Piracicaba – SP.

Em 2012, conversando com Rafael, chegamos a conclusão de que os familiares de vítimas precisavam de um apoio e, eu Rosmary Mariano, perguntei a ele, iremos atender apenas familiares de vítimas de trânsito e Rafael prontamente respondeu que não, o grupo seria para qualquer pessoa enlutada, independentemente do tipo de perda. E assim criamos o “Acalmando Corações”. Hoje o “Grupo de Apoio à Pessoa em Luto Acalmando Corações”. Temos um  grupo de apoio virtual no Facebook e fazemos reuniões mensais na cidade de São Paulo.

O Movimento delineou-se em busca de leis mais justas para o álcool e direção e apoio às pessoas em situação de luto. No entanto, em nosso trabalho de conscientização nas redes sociais, não ficamos apenas no álcool e direção, mas a imprudência como um todo, como o excesso de velocidade, o perigo do uso do celular ao volante, a necessidade de equipamentos de segurança como as cadeirinhas para as crianças e os cintos de segurança para os adultos.

Em 2013, Rafael sentiu a necessidade de retomar a sua privacidade, o Movimento já estava conhecido por todo o Brasil e desde então, Rafael não deu mais entrevistas.

Em 2014, o primeiro livro do Movimento Não Foi Acidente foi lançado, o livro é uma coletânea de contos com autores reconhecidos e representantes de várias regiões brasileiras. A frente deste trabalho estão Nilton Gurman  e Gladys Ajzenberg.

Hoje, 4 anos da morte de Bruna e Miriam, o Projeto de Lei está para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.

Miriam não mais toca seu violão nas missas e nem Bruna pode realizar seu sonho de trabalho humanitário na África, mas a morte de Bruna, de Miriam, bem como a de Vitor, de Luís, de Eveline, de Alex e de tantos outros não foram em vão. O Movimento Não Foi Acidente existe hoje para que possamos evitar que outras pessoas passem por perdas semelhantes.

 

 


Copyright © 2008
This feed is for personal, non-commercial use only.
The use of this feed on other websites breaches copyright. If this content is not in your news reader, it makes the page you are viewing an infringement of the copyright. (Digital Fingerprint:
)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 15

Latest Images





Latest Images